O PASSO A PASSO PARA A FORMATAÇÃO DO NEGÓCIO COMO FRANQUIA
O processo de formatação de uma franquia exige alguns passos bem pensados e elaborados. Estabelecemos cinco etapas importantes para um bom projeto de franquia. São eles:
1. Estudo do negócio
Nessa primeira fase é elaborado o diagnóstico de franqueabilidade, ou seja, se o modelo de negócio é viável para a reprodução como franquia, além do diagnóstico marcário, providências de registro junto ao INPI e abertura da pessoa jurídica como franqueadora.
Também é necessário o desenvolvimento do plano de negócio do franqueado e da franqueadora incluindo os KPIs e taxas do sistema.
Nesse estudo também é possível entender os caminhos para a expansão do negócio, se é possível abrir para todo o país, por estado ou somente em um raio de atuação determinado a partir do endereço da franqueadora.
Outro ponto importante e fundamental do negócio é a definição do perfil do franqueado e do ponto comercial. Esses critérios podem definir a sustentabilidade e perenidade do modelo de negócio como franquia.
2. Documentos Jurídicos
A partir do estudo inicial o negócio tem suas características principais definidas. Começamos então a desenvolver os documentos jurídicos da franquia.
Basicamente temos a COF – circular de oferta de franquia, pré-contrato e contrato de franquia, que estabelecem a relação franqueado e franqueador, seus direitos e obrigações. Todos os documentos devem, obrigatoriamente, obedecer à Lei que regula o setor no Brasil.
Recentemente a Lei de franquias sofreu atualização e os modelos de documentos foram adaptados para atender às exigências da nova Lei.
3. Documentos de expansão
Além dos documentos jurídicos, também é necessária a criação dos documentos de expansão para atender o candidato à franquia. O material de expansão deve conter todas as informações necessárias sobre o negócio para que o candidato tenha condições de avaliar e definir se é o modelo de negócio que ele busca.
Dentro dos documentos de expansão é fundamental desenvolver uma boa ficha de pré-qualificação e os documentos necessários para análise do candidato pela franqueadora.
Todo o processo de análise de perfil do candidato à franquia precisa ser feito, fundamentalmente, pelo franqueador, afinal, é o franqueado quem vai representar sua marca e atender o consumidor na unidade franqueada.
Os canais de prospecção dos candidatos à franquia devem seguir o perfil do negócio e podem ser on e off line.
4. Manuais
Os manuais da franquia devem conter todos os processos de implantação e gestão da unidade franqueada.
Cada manual deve ser desenvolvido de forma clara e em linguagem apropriada ao perfil do usuário.
Além dos manuais citados acima, a Múltipla Franquia dispõe do manual do franqueador onde constam as diretrizes para a boa gestão da rede.
5. Acompanhamento das primeiras unidades franqueadas
Um bom projeto de franquia deve ser acompanhado na prática pela consultoria, como forma d
e treinar o franqueador nas primeiras vendas e implantações das franquias.
É nessa fase que uma consultoria séria faz toda a diferença no sucesso da marca como franquia. As primeiras unidades franqueadas são fundamentais para o sucesso da expansão da rede.
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